Paulo Rebelo - O profissional das apostas (notas sobre uma reportagem TVI)

Ao ler alguns dos milhares de comentários que pululam pela internet, a propósito de uma reportagem que fiz com Paulo Rebelo, um profissional de apostas on-line, que vive entre Porto, Madrid e Londres, onde se tenta explicar algumas das razões do sucesso da invulgar actividade, não consegui evitar alguns sorrisos condescendentes pelas barbaridades, conclusões e opiniões que se podem escrever. Desde a garantia de que a reportagem foi uma encomenda da casa de apostas Betfair à TVI, até aos raciocínios invejosos sobre o que consideram ser uma mentira, há de tudo. O que me admira é o interesse que a reportagem despertou na net bastando, para o confirmar, introduzir no Google as palavras "Paulo Rebelo TVI" e verificar os resultados. No site "apostaganha" o tópico relativo ao tema tem cerca de 2200 comentários.

Polémicas à parte devo dizer que a reportagem começou a desenhar-se há mais de um ano atrás por causa dos fortuitos encontros para uns jogos de futebol à noite, que juntava um grupo de amigos e amigos de amigos. Nas conversas de balneário fiquei curioso e tentei perceber porque é que Paulo Rebelo tinha que ir para Espanha para apostar on-line. Só meses depois percebi que poderia haver interesse jornalístico e, desde a proposta até à aceitação, escoou-se mais meio ano.

Levei muitas dúvidas para Madrid quando ia ao encontro do Paulo para as gravações e entrevistas. Por desconhecimento meu admiti que se tratava de um "esperto" que tinha descoberto alguma vantagem competitiva nas apostas on-line; admiti que pudesse ser um jogador com sorte; admiti que fosse uma fraude; e até admiti que pudesse não haver motivo para reportagem.

Não estava preparado para encontrar um jogador "científico". Alguém que procura todos os dias ser o melhor naquilo que faz. Um verdadeiro profissional, humilde, poupado e reservado que aceitou queimar-se nas luzes da ribalta televisiva, entre outros motivos, para poder explicar à família que a actividade que desenvolve é tão digna como outra profissão qualquer.

O Paulo Rebelo colocou algumas reservas, quer na captação de imagens quer na própria entrevista. Cedi eu e cedeu ele sem, em meu entender, comprometer o trabalho jornalístico. Não era minha intenção fazer um curso televisivo de formação em apostas on-line. Fez também algumas concessões, designadamente as imagens ao volante do Ferrari vermelho, comprado em segunda mão, em abono da ideia de sucesso que a reportagem pretendia passar.

Nunco mais me vou esquecer quando o meu interlocutor, ao cabo de três dias de trabalho conjunto, deixou escapar um brilho nos olhos ao perceber que eu tinha entendido a natureza na actividade que ele desenvolvia: "É das primeiras vezes que alguém entende o que faço, por muito que eu tente explicar..." E não vou esquecer o agradecimento do Paulo que, posteriormente à reportagem, me informou que o pai lhe tinha dito que a peça da TVI havia sido a melhor prenda que o filho lhe deu em toda a vida.

Para aqueles a quem o mundo das apostas não diz rigorosamente nada e, ainda assim, tenham assistido à reportagem talvez tenha sobrado a noção de que há pessoas que, gostando daquilo que fazem, podem ser dos melhores do mundo. Seja a jogar futebol, a treinar equipas, a escrever livros, a gerir empresas... seja a ganhar dinheiro nas apostas on-line.

Podem ter a certeza, o Paulo Rebelo é mesmo bom naquilo que decidiu fazer na vida.

Comentários

MakingMoney disse…
Obrigado Victor por nos ter proporcionado tamanho contacto com alguém que alcançou aquilo que todos nós, traders e aspirantes a traders, pretendemos um dia alcançar.
O sonho comanda a vida, já dizia António Gedeão e são os sonhos, neste caso o sonho de que conseguiremos alcançar o sucesso do Paulo Rebelo, que nos levam a continuar a estudar o trading.
Mais uma vez obrigado por este trabalho jornalistico que desmistificou um pouco mais a vertente do trading. Para sugestão deixo-lhe a seguinte ideia: que tal desbroncar a Santa Casa que pretende propor a proibição das apostas on-line, onde só com estas é possivel o trading que o Paulo e outros (incluindo moi même) fazem?
Pedro Santos disse…
Esta notícia é mais um engano da TVI, que passa a vida a fazer reportagens com personagens/actores. A minha irmã trabalha em jornalismo, sei o que estou a dizer, e sei que este rapaz efectivamente faz apostas online, mas não vive delas. Fá-las por divertimento e é um menino rico, com muito muito dinheiro. O dinheiro não veio foi das apostas, mas da TVI já se sabe o que espera. Mais uma vez repito que tenho fontes seguras sobre isto.
Victor M. Pinto disse…
A moderação de comentários no meu blog permitia-me, apenas com um único clique, ignorar esta mensagem do sr. Pedro Santos. Era o que merecia. Mas não. Da mesma forma que seria incapaz de fazer reportagens com a “técnica” que me é imputada por este comentário não sou capaz de impedir a sua publicação mesmo sendo um texto que é injusto, precipitado, maldoso, ignorante, delirante e gratuito.
Pelo que se percebe, as suas fontes seguras, parecem ter origem na actividade da sua irmã, algo que designa por “trabalho em jornalismo”. Desconheço essa actividade. Conheço o jornalismo, apenas. Pelo que lhe disseram essas suas fontes, permite-se tecer considerações sobre a honestidade de centenas de pessoas: de Paulo Rebelo, o meu entrevistado, acusando-o de mentiroso, enganador e vaidoso; de mim próprio que, das duas uma, ou sou mau jornalista, e nem sequer percebi a fraude, ou sou mau jornalista porque embarquei na manipulação; e por último das centenas de jornalistas da TVI que foram empurrados para o saco dos que trabalham numa empresa que “passa a vida a fazer reportagens com personagens/actores”.
Apesar de não conhecer a sua família deixo aqui um lamento pela sua irmã. Acredito que a ignorância arrogante, que o seu comentário revela em relação ao jornalismo, aos jornalistas e a mim, em concreto, que não conhece de todo, deve ter contagiado também a interpretação da actividade desenvolvida pela sua parente e pelas informações/opiniões por ela transmitidas. Porque se ela trabalha na área, deve conhecer uma regra básica da actividade: Antes de se publicar qualquer informação é obrigatório fazer-se todas as confirmações. E garanto-lhe que a sua irmã quiser eu mesmo posso proporcionar-lhe maneira de perceber que a reportagem em causa foi feita respeitando todas as regras da ética jornalística e que no departamento de informação TVI não há recurso a simulações a menos que tal seja editorialmente necessário.
Quanto a si, deve ser um caso perdido, e por isso esta conversa fica por aqui, com a publicação das barbaridades que escreveu no meu blog.

Victor Pinto
Pedro disse…
Caro Victor Pinto,

O meu nome é Pedro Miranda e entrei no mundo das apostas desportivas, por um feliz acaso (e enfatizo o feliz), em Setembro de 2008. Por isso, como é evidente, sei do que fala o Paulo Rebelo nesta sua reportagem que, imagino, deve fazer muita confusão a muita gente.

Depois do cepticismo inicial e de ter compreendido a lógica do ganhar dinheiro sem risco com as apostas online, consegui, entre 09/2008 e 12/2009, obter um rendimento mensal médio líquido na ordem dos € 300,00, o suficiente para pagar umas férias, algumas prendas de Natal e ainda ficar com algum na conta do banco.

Naturalmente, não "jogo no mesmo campeonato" do Paulo Rebelo, como facilmente se percebe, até porque tenho um emprego estável e só me dedico a este "hobby" nalgumas noites da semana e fins-de-semana. Além disso, apesar do apelo do trading desportivo (e é aqui que está a "mina de ouro", tal como no trading financeiro), ainda não me sinto preparado para dar este salto, que requer uma preparação e um conhecimento mais aprofundados, quem sabe no futuro.

Mas, sobretudo, o que este meu testemunho pretende demonstrar é que é possível, num país que cada vez tem mais desempregados, ganhar bom dinheiro de forma relativamente fácil (depois de compreendida a lógica, que não tem nada de mais) e completamente isenta de risco (ao contrário do trading) em apostas desportivas online. Aliás, não tenho a mínima dúvida que se me dedicasse a isto a tempo inteiro, seria perfeitamente possível obter rendimentos médios mensais acima dos € 1.000,00, como sucede com alguns conhecidos meus, sem grandes dificuldades.

Tenho notado, sobretudo nos sites e fóruns portugueses que se debruçam sobre este tema (e já são vários, como sabe), um número crescente de pessoas a entrarem neste assunto e a verificarem que existe uma realidade bem rentável, depois da normal desconfiança inicial (eu fui um deles). E, a cereja no topo do bolo, é que não estamos às ordens de ninguém a não ser nós próprios.

Um abraço e continuação de bom trabalho.
Anónimo disse…
Boas tardes,

Depois de nos últimos dias ter "perdido" algum tempo a acompanhar todo o tipo de comentários em torno deste assunto, gostaria de deixar aqui o meu comentário.

Tenho todo o respeito pelo pelos envolvidos nesta entrevista e acredito totalmente nela.

Eu próprio sou um pequeno investidor desde à 2 anos nesta área das apostas desportivas, fazendo-o apenas com pequenas quantias. Deixo aqui a informação para quem não acredita, que a minha aventura na betfair começou com apenas 30€!! Destes 30€ consegui obter lucros assinaláveis e agora não necessito de qualquer tipo de investimentos, pois utilizo apenas o lucro de lá gerado.

Como disse aqui o Sr. Pedro, é muito acessível arrancar mensalmente 300€ como hobby e quantias muito mais elevados em caso de profissionais que dediquem a vida e o seu tempo a esta área.

Este comentário serve para dizer que acredito na veracidade desta reportagem e defendo que todas as injurias lançadas aqui e noutros sites nao completamente infundadas

Cumprimentos
Hugo disse…
Creio que haja milhares de pessoas em Portugal que obtêm lucro em mercados financeiros, seja PSI20, Forex ou Trading desportivo como o Paulo Rebelo. Uns obtêm pouco lucro, outros muito, uns por prazer, outros profissionalmente.
Já distribui pizzas, fiz call center, trabalhei numa fábrica, até tirei um curso superior dos bons.
Escolhi ser trader, gosto do meu ordenado mas acima de tudo do meu patrão :)
Cépticos haverá sempre e ainda bem porque me fazem rir!
Obrigado pela reportagem, esclareceu alguns dos meus amigos.
Abraço e continuação do bom trabalho.
gadanha disse…
Caros senhores, faço apostas on line há cerca de 6 meses. Mas a verdade é que por muito que me esforçe não consigo encontrar uma lógica que me permita apostar sem risco, como aqui tenho lido. Acredito não possuir o feeling necessários, por isso peço a vossa ajuda. Alguém está disposto a explicar-me como é possivel apostar sem risco, ganhando sempre? É que o desporto é imponderável e cada aposta tem sempre um grau de risco.
Obrigado pela colaboração que me prestarem.
Pedro disse…
Caro gadanha,

Não faltam sites portugueses, e bons, a explicar detalhadamente a lógica das apostas desportivas online sem risco.

É preciso é ter a paciência necessária, e alguma apetência pelos números, para aprender essa lógica, entrar neste mundo e continuar a aprender com a experiência que se vai adquirindo.

Vou fazer 3 anos de apostas online, com um lucro de quase € 8.000,00 (e alguns erros pelo meio). A minha sugestão (e desde já pedindo desculpas ao autor do Blog pela publicidade) vai no sentido de consultares os seguintes sites e te registares nos respectivos fóruns:

1º) www.metododinheiro.pt (através do qual entrei neste mundo)
2º) www.apostaganha.pt
3º) www.contraposta.com

com especial destaque para os 2 primeiros.

Abraço

Pedro
Charlie disse…
Caro Pedro,
Fico muito grato pelas suas recomendações, que vou seguir.
Um grande abraço e se algum dia necessitar qualquer coisa do Alentejo, se não for destes lados, disponha.
Obrigado
Ricky disse…
Isto é tudo muito bonito mas há verdades que não são ditas. Chamar profissão a isto é brincar com o sentido das palavras. Não ponho em causa que o PRebelo ganhe muito $ com isto, mas está actividade não cria valor. Apenas sai dos bolsos de uns para outros, sem haver qq transacção de bens\serviços. Economicamente são parasitas.
José disse…
Economicamente são parasitas ?? Que comentário absurdo, eu sou profissional de apostas, o rendimento que obtenho vem na totalidade do estrangeiro e aplico-o todo cá, quer em bens, serviços, ou no Banco. Estou literalmente a enriquecer o País.

Mensagens populares deste blogue

A segunda vida de um piano centenário

Jorge Sousa Braga – O Poeta Nu