Uma parte de mim morreu há dez anos

"(...) quando perdemos alguém que nos conhece bem perdemos uma versão de nós próprios. Nós próprios, tal como éramos vistos e julgados. Amante ou inimigo, mãe ou amigo, aqueles que nos conhecem constroem-nos e os seus conhecimentos talham as diferentes facetas dos nossos caracteres como se fossem ferramentas para lapidar diamantes. Cada uma destas perdas é um passo mais para a sepultura, onde são engolidas todas as nossas versões."

Esta passagem do livro "O chão que ela pisa", de Salman Rushdie, faz-me sempre lembrar o meu pai. Morreu faz este mês dez anos. Há uma versão de mim que desapareceu com a morte dele. E era uma versão francamente admirável.
Hoje precisava, mais do que nunca, que ele tivesse continuado a ser o que sempre foi para mim. Eu precisava que ele continuasse a ser.

Comentários

Anónimo disse…
Há de facto perdas insubstituiveis nas nossas vida. Contudo, lembre-se das amizades que entretanto ganhou é tão fácil gostar de si, pela sua forma de ser de estar, tenho a certeza que a admiração que muitos temos por si o ajudam a minorar uma perda tão grande.
Um beijo
Victor M. Pinto disse…
É bom saber que há novas versões que vão nascendo... Obrigado.

Mensagens populares deste blogue

Um dia quase perfeito

A segunda vida de um piano centenário

Paulo Rebelo - O profissional das apostas (notas sobre uma reportagem TVI)