O PAI NATAL

A noite estava particularmente fria. O vento entranhava nos ossos um desconsolo gelado. Na rua, os néons tingiam o empedrado de azul eléctrico a enfeitar penosamente o Natal. Por baixo de uma das molduras artificiais um pai natal acabava de desistir de vender pipocas.
O homem aproximou-se da carripana, que também devia servir de casa ambulante, e despiu as vestes vermelhas e o gorro que lhe davam um ar de mentiroso e oportunista.
- Que pena, agora é que se lembrou de tirar a pele de pai natal.
- Está a fotografar para algum jornal? Há bocado esteve aqui um senhor de uma revista a pedir-me para fazer umas fotografias, neste cenário. Não me custa nada. Mas está a tirar uns retratos para si, não é?
- É, deixe lá. Eu tiro na mesma não se preocupe. Faça de conta de eu não estou aqui.
- Isso é que era bom. Só cá está você e eu...
- É só montar o tripé...
- Não usa flash? O outro senhor usava... Olhe, eu vou ali ao carro e visto-me outra vez...
- Não, não faça isso!
- Está bem assim? E assim? Quer que cruze os braços? Isso é que é fotografar. Você não pára! É assim mesmo... Sabe, vou-me embora, que isto está um frio de rachar e o negócio é o que se vê.
- Muito obrigado...
Só então reparei melhor no homem, no momento em que o sorriso espontâneo se despedia mais uma vez de mim e se resguardava na cabine da carrinha. De repente, ocorreu-me uma ideia estranha. Um sobressalto amplificou a lucidez e dei comigo a dizer: “Mas... É mesmo o verdadeiro Pai Natal!” Ainda corri atrás da carripana tentando pará-la para confirmar a identidade do velho prendeiro. Não tenho a certeza, mas quase juraria que o ouvi a rir-se de mim daquela forma tão tradicional:
- OH, OH, OH, OH, OH!!!

Comentários

João F. G. disse…
Este blogue tem MUITO que se lhe diga. Alem do conteúdo estar extremamente rico e recheado, as imagens fazem o gosto ao olho.

Prof. Victor como prometido, o endereço do meu blogue http://imagens-por-segundo.blogspot.com/ criado no âmbito da disciplina de Produção audiovisual.

Para já apenas tem uma pequena introdução, mas brevemente vai começar a "caír" o que realmente interessa. Estou a ver se convenço algum dos meus colegas a deixar-me editar uma pequena parte do vídeo deles para incluir no meu trabalho.

Estou em fase de negociações :D

Bom Natal e feliz ano novo!

Mensagens populares deste blogue

Um dia quase perfeito

A segunda vida de um piano centenário

Paulo Rebelo - O profissional das apostas (notas sobre uma reportagem TVI)