Maldito Camões...

Aprendi, neste Liceu Diogo Gouveia, em Beja, que o amor é fogo que arde sem se ver, é ferida que dói e não se sente, é um contentamento descontente, é dor que desatina sem doer.
Maldito Luís Vaz de Camões que tantas pestanas me fez queimar para decorar os sonetos que a professora de português gostava de ouvir declamados com emoção.
Sabia a definição camoniana do amor de cor e salteada e era, dos rapazes da turma, o que melhor representava, com um esbracejo largo e um olhar semicerrado.
Maldito Camões... de tanto brincar às palavras acabei naufragado no mar esverdeado dos olhos da professora. Agora conheço o sentimento que o poeta traduziu para o mundo. Agora sei que ele sofria do mesmo fogo que me corrói e me alimenta.
Maldito, que me incrustaste o poema no peito... E eu não tenho jeito para escrever. Por isso, Ana, mede o ardor do meu coração pelo tamanho das letras que pinto neste mesmo Liceu onde o
Camões me tramou.
Liceu Diogo Gouveia, Beja

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Um dia quase perfeito

Paulo Rebelo - O profissional das apostas (notas sobre uma reportagem TVI)

A segunda vida de um piano centenário