Magnólias

"Esqueceram-se das folhas
tão grande era a pressa
de florirem"

No livro Fogo sobre Fogo, Jorge Sousa Braga extrai mais uma essência poética sobre as magnólias. E foi na ânsia de possuir essa beleza fugaz, que por estes dias enfeita a cidade do Porto, que me muni da minha máquina fotográfica e escolhi como alvo uma magnólia branca que espalha perfume e vaidade no parque do edifício do ACP na Rua de Santa Catarina.
Aproximei-me o mais que pude do portão verde gradeado e há que roubar umas imagens como quem assalta uma árvore de fruta. O guarda do ACP olhou-me demoradamente e eu já estava à espera de uma interpelação ameaçadora ou até de uma proibição de fotografar até autorização em contrário.
O homem caminhou um pouco na minha direcção e perguntou:
- Quer que abra o portão?
Perante a minha surpresa indecisa o porteiro voltou a insistir. Disse-lhe que sim. Que era só para fazer umas fotos...
- Entre que daqui de dentro vê-se bem e sai melhor na fotografia. A magnólia é fabulosa não é?
A árvore noiva posou para mim durante uns bons quize minutos perante o enbevecido guarda do ACP que a tratava como uma filha prestes a seguir para o altar.
Enquanto o portão automático abria lentamente o caminho de saída não consegui reprimir um sorriso com legenda:
- Só mesmo no Porto é que isto acontece... As magnólias têm pressa de florir, mas as pessoas são flores perenes.

Comentários

Anónimo disse…
E papoilas? Onde andam as papoilas?
Anónimo disse…
Tão bonitas que são e quase ninguém as vê.

Beijo

Cristina

Mensagens populares deste blogue

Um dia quase perfeito

A segunda vida de um piano centenário

Paulo Rebelo - O profissional das apostas (notas sobre uma reportagem TVI)