Serralves em Festa

Segundo as contas feitas por alto, foram mais de 80 mil as pessoas que estiveram em Serralves, no Porto, este fim-de-semana. O “Serralves em Festa” voltou a ter mais gente que as edições anteriores. É assim há cinco anos consecutivos.
A ideia de João Fernandes, director artístico da Fundação, é um ovo de Colombo.
Conseguiu transformar uma imagem de elitismo cultural numa experiência popular reconfortante e conseguida. A arte é para todos. Nada se perde, tudo se transforma. Durante 40 horas as portas abrem-se para quem quiser aproveitar uma programação artística multifacetada, plural, caleidoscópica, ininterrupta, que brota de todos os espaços da quinta.

Um dos exemplos mais paradigmáticos desta magia de transformação artística foi o resultado da conjunção entre futebol em écran gigante, comentários ao vivo de Gabriel Alves e a música improvisada dos Space Ensemble inspirada na vitória de Portugal frente à Turquia no Euro 2008.
Serralves começou por ser uma quinta com uma casa senhorial e uns jardins românticos. Foi Fundação de Exposições. Museu de Arte Contemporânea com assinatura de Siza Vieira. Hoje Serralves é cultura, público, povo, vida, arte, moda, marca, dinâmica, força.

O Porto tem coisas assim! Quando é preciso faz das tripas coração.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Um dia quase perfeito

A segunda vida de um piano centenário

Paulo Rebelo - O profissional das apostas (notas sobre uma reportagem TVI)